Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Serbian Film: A Genialidade Por Trás Da Polêmica


A Serbian Film traz a verdadeira polêmica de volta aos cinemas. Após ser censurado em diversos países e ter sua exibição ameaçada no Brasil, o filme estréia nos cinemas de forma tímida e com classificação de 18 anos.

O filme é um terror psicológico e doentio, não me lembro de nenhum outro filme abordar tamanha crueldade de uma forma tão direta e sem medo de possíveis conseqüências. Na história, Milos é um ex- ator pornô, agora casado e com um filho, que está enfrentando sérios problemas financeiros. Quando menos espera, recebe uma proposta misteriosa para voltar a trabalhar no antigo ramo e, com o apoio da esposa, aceita o convite. Logo nos primeiros dias de filmagens percebe que não deveria ter aceito o papel ao deparar-se com uma criança durante as gravações. Milos tenta desistir do projeto mas é forçado a continuar. O desfecho da história é o ápice da crueldade, uma simples mente humana não teria capacidade de pensar em algo próximo ao que acontece no filme.

Para manter a boa imagem diante da sociedade é sensato dizer que o filme deveria sim ser censurado, afinal é um filme sobre violência sexual e pedofilia, os exatos motivos que levam a própria sociedade a condenar e fazer de conta que o filme deve ser tratado como tabu e ser visto com olhos de reprovação como se situações como as que aparecem no filme, obviamente não tão psicodélicas, não existissem neste mundo de maldades impensáveis em que vivemos. No entanto, sinto informar que não concordo com a falsa opinião da sociedade e ouso dizer que o filme é terrivelmente brilhante.

Logicamente não apoio os acontecimentos do filme, nenhuma pessoa com um mínimo de humanidade e consciência apoiaria, mas é inevitável não observar e de certo modo admirar a coragem ao tratar destes assuntos. Poderia até mesmo comparar este filme ao Laranja Mecânica, filme que igualmente foi censurado e possui conteúdo violento, e no entanto é considerado um clássico e hoje é visto com olhos de admiração. Portanto, não condeno A Serbian Film apenas admiro a coragem e a determinação dos realizadores do filme, assim como a genialidade de como a história é expressa, salientando os horrores e alertando o público sobre os bastidores obscuros da mente humana.

0 comentários:

Postar um comentário