Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 2 de setembro de 2012

O meu, o seu e o nosso: gêneros cinematográficos

Você sabe qual é o gênero de filme que você mais gosta? E o que mais odeia? Sempre tem aquele filme que queremos ou não assistir por diversas razões. Seja porque choramos, nos assustamos, ficamos com medo, rimos, etc.. Listaremos aqui quase todos eles, para ver qual que você se identifica (ou não!):
1.    Ação – normalmente o bem contra o mal com – bastante – força física, explosões. Normalmente são superproduções com muitos efeitos e atrai o público masculino.
2.    Animação – usualmente feito para crianças, mas nem sempre. Utilizam-se efeitos de computador ou à mão, mas são sempre desenhos. A animação oriental possui características próprias e um pouco diferentes.
3.    Aventura – com muita ação, sempre possui um herói em combates, aventuras. É um gênero familiar e quase sempre se passa em um mundo de fantasia, ou no passado.
4.    Cinema catástrofe – Enredo apocalíptico e contém muita ação, aventura, efeitos especiais e climas tensos.
5.  Comédia romântica – uma história romântica com um enredo engraçado e divertido.
6.  Comédia dramática – uma história séria e bem contada, porém com enredo engraçado em algumas partes.
7.   Cult – filmes muitas vezes desconhecidos, mas com fãs devotos. Faz parte da comunidade underground. Podem ser tornar clássicos com facilidade.
8.     Documentários – explora a realidade e mostra como ela é. Difere-se dos demais gêneros por ser totalmente subjetivo.
9.   Drama – conta uma história triste, emocionante, dramática. Pode ter ação ou aventura.
10. Fantasia – usa magia, sobrenatural e tudo o que não existe para criar histórias imaginárias. Muito apreciado por crianças.
11. Faroeste – o gênero western é um clássico norte-americano, com heróis do far west que se envolvem em conflitos, romances e ações.
12. Ficção científica – aposta na ciência e suas prováveis invenções, que causam curiosidade àqueles que querem assistir.
13. Guerra – caminha perto do cinema épico e histórico, a história normalmente se passa dentro e fora de campos de batalha.
14. Musical – conta uma história de cunho leve, quando o enfoque de fato são as sequências de coreografias musicais, muitas vezes fora de contexto, mas que contam o enredo por si só.
15. Filme noir – Em preto-e-branco e expressionista, normalmente possui cunho policial e romântico com atores desconhecidos, típico dos EUA pós-Grande Depressão.
16. Policial – envolvem ação com a polícia e detetives, criminosos e gângsteres, embates judiciais e a aplicação da lei.
17. Romance a história se passa entre o enredo amoroso dos protagonistas e que possui um final feliz. Cheio de clichês pode ter drama e uma pitada de comédia.
18. Suspense – aquele que dá susto, pois nunca se espera o que está a seguir. Incerteza, ansiedade são sentimentos de quem assiste este gênero.
19. Terror – gênero apelativo e mórbido que pretende provocar medo. Possui uma legião de fãs bastante específicas. Ou as pessoas gostam ou não.

    20. Trash – é um filme mal feito de forma proposital e/ou amadora, quase sempre com o enredo de horror ou suspense.

E você? Qual o gênero que você mais gosta qual o que mais detesta?




Por Gabriel Johnson (@80cao)

0 comentários:

Postar um comentário