Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 9 de junho de 2013

A Escolha Imperfeita

Clichê. É a palavra que descreve o filme “A Escolha Perfeita” (2012), “Pitch Perfect”, em inglês. A versão contemporânea de “High School Musical” (2006), conta com a nova moda, cantar a cappella (ou tenta lança-la). A descolada da vez não é mais Gabriela e sim, a belíssima Beca (Anna Kendrick). A personagem peculiar e alternativa entra na faculdade principalmente por causa da pressão do pai, quando quer na verdade de se tornar DJ profissional, arrasar nas pistas das baladas e ser a rainha dos mashups.

Após um percalço, seu pai – professor da faculdade – lhe dá um ultimato: ou ela entra em um algum grupo universitário para se enturmar e fazer parte (criar momento, como ele chama) para dar uma chance para a universidade ou ele não paga a ida dela para Los Angeles no final do semestre, quando poderia deixar a faculdade caso não gostasse da ideia. Ela acaba então entrando para o grupo das Barden Bellas, uma fraternidade de cantoras a cappella, cuja imagem estava danificada desde o ano anterior, quando perderam a final internacional após um evento peculiar – e pseudocômico.

Começam aí os clichês sem fim. Até pouco antes da metade do filme, já se pode imaginar todo o final e como as histórias se repetem. Beca acaba se apaixonando pelo concorrente da mesma universidade, ela muda as regras do jogo, obviamente ganhando o campeonato internacional. Por que contei o final? Se vocês leram a crítica até aqui, certamente já desvendaram toda a história.

Mas não é só de clichês que vive o filme. Ele se destaca por sua capacidade de se identificar com o público-alvo, não que isso seja necessariamente uma coisa boa, mas destacável. O fato de a história ser a mesma de sempre, a de contos de fada, mas estar atualizada também conta ponto a favor. David Guetta, Nicki Minaj, Kelly Clarkson, Bruno Mars, entre outros estão presentes na trilha sonora do filme.


A película possui um público-alvo específico. Se você assistir esse filme e se identificar, gostar bastante ou amá-lo demais, ele foi feito pra você. Faça uma introspecção de seu próprio ser e entenda o porquê.

Por Gabriel Johnson

Um comentário:

  1. Achei a crítica bem vazia, pra falar a verdade... Não que esteja ruim, mas não jogou nem contra nem a favor do filme e não tem nada além da palavra "clichê".

    ResponderExcluir