Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Critica | Gravidade


A época das grandes premiações está chegando e com ela grandes filmes, por óbvio, e por isso, nada melhor do que começar a temporada de maratonas "pré Oscar" com um dos filmes mais comentados nos últimos meses (principalmente por aqueles que tiveram a oportunidade de assisti-lo em IMAX): Gravidade.

O filme dirigido pelo já aclamado Alfonso Cuarón tem um elenco "estelar", se é que vocês me entendem, contando com as presenças de Sandra Bullcok e George Clooney. E além do ótimo elenco, o filme conta ainda com efeitos espaciais, digo, especiais, de tirar o fôlego.

A história do filme é bem simples e por si só angustiante: os tripulantes da Explorer estão percorrendo a órbita da terra para consertar alguns satélites, porém, durante a missão, são avisados de que os russos acabaram de explodir um satélite, fazendo com que seus destroços viagem a alta velocidade, e o pior, em sua direção.

"Houston, we have a problem."

O grupo é atingido, fazendo com que a dupla protagonista fique à deriva no espaço contando apenas com o pouco combustível restante do jetpack de Matt (Clooney) e o escasso nível de oxigênio de Ryan (Bullock) para voltar até à Explorer. Lá chegando, percebem que o transporte foi completamente destruído e todos os tripulantes foram mortos. Agora, sua única alternativa é chegar até a estação espacial russa, que é a mais próxima, para usar o módulo Soyuz para voltar para a Terra. Lembrando: o jetpack de Matt está sem combustível, Ryan está sem oxigênio, eles tem apenas 90min antes de serem atingidos novamente pelos destroços e eles estão à deriva no espaço.

Se você pensa que a história é resumida apenas a estes fatos, você está muito enganado. Em nenhum momento é possível se sentir em paz ou seguro, pois o nível de realidade transmitido pelos atores e pela arte belíssima, torna qualquer 1h30 de filme angustiante, e além disso, os fatos acontecem em escala progressiva de dificuldade. Em certos momentos, perdemos a esperança e em outros... bom... não há outros.

Gravidade, que já está entre os 10 finalistas na categoria de melhor efeitos especiais ao lado de Elysium, O Hobbit: A Desolação de Smaug, Homem de Ferro 3, O Cavaleiro Solitário, Oblivion, Além da Escuridão: Star Trek, Thor: O Mundo Sombrio, Círculo de Fogo e Guerra Mundial Z, certamente estará presente no Oscar, incomodando e vencendo, espero. Além disso, o filme produzido pela Warner, teve um orçamento de cem milhões de dólares e já arrecadou ao redor do mundo o valor de $642,271,195. 

E para terminar, Jonas Cuarón, filho de Alfonso Cuarón, também responsável pelo roteiro do filme, criou um curta chamado "Aningaaq", onde mostra com quem a Dra. Ryan Stone conversava durante uma das partes mais emocionantes do filme. Abaixo, você consegue assistir ao vídeo, que não é recomendado para aqueles que ainda não assistiram ao filme.

0 comentários:

Postar um comentário