Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

LIVRO | Apenas Um Ano, de Gayle Forman

Apenas Um Ano é a continuação da história de Will e Lulu contada no livro Apenas Um Dia.

Em Apenas Um Dia, acompanhamos a história através da perspectiva de Lulu. Assim temos acesso aos seus sentimentos sobre Will, bem como os seus receios sobre a relação. Além disso, conhecendo essa única versão da história, acabamos nos inclinando a acreditar nas verdades conhecidas pela menina.

Para saber mais sobre Apenas Um Dia, leia nossa resenha, clicando aqui.

Já em Apenas Um Ano, conhecemos a história na versão de Will (nada mais justo, não?) e assim temos acesso também aos sentimentos e receios sobre Lulu e, ainda, descobrimos o que raios aconteceu depois daquela noite mágica que o casal passou juntos.

Vou evitar contar muitos detalhes da história para não estragar a surpresa do seu desenrolar, mas o que posso dizer é que o desfecho não me agradou muito, pois paramos EXATAMENTE onde o primeiro livro terminou e assim, não ficamos sabendo o futuro dos personagens.

A boa notícia é que Gayle lançou, em maio do ano passado, um conto chamado Apenas Uma Noite que conta o que acontece quando os jovens se reencontram, mas ainda não consegui encontrar uma versão em português.

Voltando à história, um dos pontos positivos é que viajar com Will é fantástico! Pois as descrições dos locais e os pequenos detalhes que Gayle nos transmite através de sua escrita são encantadores, o que, também, nos da a sensação de pertencer à história (mesmo esse fato sendo meio irônico, uma vez que Will não se sente fazendo parte de nenhum dos lugares apresentados no livro).

Outro grande ponto positivo, é que ao conhecer a história de Will, passamos a gostar do rapaz e todos os maus sentimentos deixados no primeiro livro desaparecem como num passe de mágica. De outro lado, essa abordagem trazida pela autora, automaticamente, me faz lembrar de uma tendência que vem crescendo constantemente nos últimos anos: grandes histórias contadas na visão dos vilões/não protagonistas, em que conhecemos também suas origens e motivações, como é o caso do livro Fairest Of All: a tale of the Wicked Queen e da série Once Upon a Time.

Mas de forma resumida gostei bastante desse segundo livro, muito em razão da oportunidade de conhecer uma segunda versão dos fatos e por deixar tão claro que o destino pode ser surpreendente e, até mesmo, brincalhão. Gayle Forman ganhou meu coração ao me apresentar a Will e Lulu e também ao contrabalancear a história com grandes clássicos de Shakespeare. Uma linda combinação.

Por fim, deixo aqui uma breve sinopse de Noite de Reis, obtida junto ao Wikipedia:

Noite de Reis é uma comédia sobre o amor. No reino de Illrya, o duque Orsino está apaixonado por Lady Olívia, que não o ama. Uma jovem mulher, Viola, chega a Illrya levada pelo mar após um naufrágio. Ela tem um irmão gêmeo identico, Sebastian, o qual ela acredita que morreu afogado no naufrágio. Viola se disfarça de homem, muda seu nome para Cesário, e encontra trabalho como mensageiro de Orsino. O trabalho de Viola é mandar mensagens de amor de Orsino para Lady Olívia. Olívia se apaixona por Viola (Cesário), achando que ela é um homem. Viola se apaixona por Orsino, mas não pode revelar seu amor por ele pois Orsino acha que ela é Cesário, um homem. Assim um triangulo amoroso é formado.

Enquanto isso, o tio de Olívia, Sir Toby, e sua empregada Maria, pregam uma peça no pretensioso Malvólio. Maria falsifica uma carta para fazer Malvólio pensar que Lady Olivia está apaixonada por ele. Na carta, é pedido que Malvólio se vista com meias amarelas e ligas, e sorria constantemente para ganhar o amor de Lady Olívia. Malvólio acredita na carta e segue as instruções, o que leva Olívia a acreditar que ele está louco. Levando a brincadeira mais longe, Feste, o bobo da casa, tranca Malvólio num pequeno quarto escuro como se estivesse louco.

O triângulo amoroso é resolvido pela chegada de Sebastian, o irmão gêmeo de Viola. Sebastian chega com seu amigo Antônio, que é inimigo de Orsino. Sir Andrew, amigo de Sir Toby, também está apaixonado por Olívia e, achando que Sebastian é Cesário (que Olívia ama), desafia Sebastian para um duelo. Olívia vê Sebastian e, achando que ele é Cesário, o pede em casamento. Sebastian concorda e casa com Olívia.

Enquanto isso, Antônio foi aprisionado por Orsino e, vendo Cesário, acha que este é Sebastian e roga por sua ajuda. Viola (Cesário) não reconhece Antônio e ele acredita que Sebastian o traiu. Orsino e Cesário visitam Olívia. Olívia, achando que Cesário é Sebastian, o cumprimenta como seu marido. Orsino fica furioso. Sebastian aparece e a confusão é transformada numa feliz reunião. Orsino, percebendo que Viola (Cesário) é uma mulher, constata que ele a ama, e a pede em casamento.

Há um final feliz com Olívia casando com Sebastian, Orsino casando com Viola, Toby casando com Maria e Malvólio saindo do quarto escuro.

0 comentários:

Postar um comentário