Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 10 de março de 2013

Tal filha, tal mae

Quem nunca sonhou em não ter uma relação mãe-filha com a sua mãe? Quer dizer, uma relação de amizade acima da própria relação materna. Enfim, caso vocês tenham compreendido o que quis dizer, devem ter entendido do que estou falando. Ou não. Mas é de Gilmore Girls – ou no português pessimamente traduzido, “Tal Mãe, Tal Filha” – a inspiração para o artigo desta semana. 

A história se passe na fictícia e peculiar cidade de Stars Hollow, próximo à verdadeira cidade de Hartford, em Connecticut, e gira em torno de Lorelai Gilmore, que teve sua filha aos 16 anos, contrariando os planos de sua afortunada e conservadora família. Sua filha – seu maior tesouro –, Rory Gilmore (Rory é apelido para Lorelai, porque sim, Lorelai Gilmore colocou o próprio nome na filha como forma de homenagem a si mesma), é uma inteligente, madura, estudiosa garota de 16 anos que tem como sonho cursar jornalismo na prestigiada Universidade de Harvard. 

A ficção, criada pela gênia Amy Sherman-Palladino, conta a história da mãe e da filha, que apesar de ser leve, conduz as duas a situações cômicas, irônicas, dramáticas e cheias de referências da cultura underground, o que atraiu milhares de fãs (criou-se toda uma cultura) e foi um dos principais ingredientes para o sucesso da trama na televisão norte-americana. 

Além do relacionamento diferenciado de ambas, suas personalidades também chamam a atenção. Enquanto Lorelai mãe contém um parafuso a menos, Lorelai filha é centrada e certinha, vivendo exatamente como as regras impõem. Em certas situações, o papel de mãe se inverte, fazendo com que a filha precise ensinar a mãe alguns limites e secar suas lágrimas. 

Mesmo sendo considerada uma série antiga – foi exibida nos EUA entre 2000 e 2007 na The WB e em sua última temporada, no The CW –, ela não consegue envelhecer. Há poucos conteúdos temporais, o que faz com que a história seja gostosa de assistir em qualquer época. Só o fato de que durou sete longas temporadas, já explica muita coisa. 

Gilmore Girls contém Lauren Graham no papel de Lorelai Gilmore, Alexis Bledel no de Rory Gilmore além de Melissa McCarty interpretando a melhor amiga de Lorelai. Scott Patterson, Kelly Bishop, Edward Herrmann completam o elenco fixo. Durante as sete temporadas, Jared Padalecki, Milo Ventimiglia e outros atores fazem participações especiais. 

Por Gabriel Johnson (@80cao)

0 comentários:

Postar um comentário